Ansiedade Social

Medo constante do julgamento dos outros? Evita interação social, pavor só de pensar em ser apresentado para alguém novo? Só de imaginar entrar em um local cheio de pessoas que você não conhece te deixa muito nervoso?

Você pode sofrer de ANSIEDADE SOCIAL.

Muitas pessoas associam seu estado de nervosismo e inibição social em determinadas situações com timidez, mas muitas vezes este pode ser um quadro que merece atenção profissional.

O QUE É ANSIEDADE SOCIAL?

Também chamada de FOBIA SOCIAL, tem como característica o medo/nervosismo excessivo em situações sociais cotidianas. A pessoa fica sempre receosa em estar sendo julgada, sente que está sendo criticada ou avaliada de forma negativa pelos outros.
É comum um comportamento EVITATIVO para não ter que enfrentar situações que envolvem interação social, como por exemplo desmarcar encontros, faltar a uma entrevista de trabalho, não apresentar algum projeto importante, desistir de iniciar academia, etc. Como consequência a pessoa sente-se culpada, decepcionada e frustrada por não conseguir realizar algumas atividades e interações no dia a dia, limitando seu desenvolvimento pessoal, profissional e social.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Além da sensação de medo e evitação de situações, sintomas físicos estão comumente presentes:

Ruborização do rosto (vermelhidão);

Sensação de calor repentino;

Suor excessivo;

Palpitação e taquicardia;

Respiração acelerada;

Sensação de “branco” na mente, esquecimentos no momento.

Em alguns casos podem acontecer ATAQUES DE PÂNICO.

A DEPRESSÃO está comumente associada a este transtorno.

PROCURE AJUDA de um profissional se estes sintomas causam prejuízo e sofrimento no seu dia a dia. Muitas vezes esses sintomas e sentimentos estão presentes desde a infância/adolescência, e são associados a característica da personalidade, quando na verdade fazem parte de um transtorno que pode estar limitando seu desenvolvimento e sua vida.

Quantas situações você já evitou apenas por medo ou insegurança?
Quantas vezes você planejou fazer algo que gostaria e na hora desistiu?
O que você já deixou de fazer por querer evitar contato com desconhecidos?