VOCÊ SABE O QUE É HIGIENE DO SONO?

Uma boa noite de sono faz toda a diferença!
A dificuldade para dormir pode ter diversas causas e estar relacionada a transtornos psiquiátricos, mas muitas vezes pequenas mudanças de comportamentos e hábitos podem melhorar a qualidade do sono de forma significativa.

É a chamada HIGIENE DO SONO
Algumas dicas para ajudar a dormir melhor:

* Manter uma rotina do sono, estipulando horário para acordar mesmo nos dias em que pode dormir mais, isso ajuda a regular o ritmo circadiano;

* Usar a cama apenas para dormir. Não usá-la para estudar, comer ou assistir tv por exemplo.

* Evitar na alimentação substâncias estimulantes pelo menos 4h antes do horário de dormir (café, açúcar, refrigerante, chimarrão, alguns tipos de chá, etc.);

* Prática de atividade física no fim do dia pode comprometer o sono, o melhor horário para realizar atividades é no período da manhã;

* Evitar luminosidade de dispositivos eletrônicos como tv, celular, computador, tablet, etc.;

* Um banho quente e um ambiente silencioso e calmo ajudam a relaxar.

* A insônia pode ser um sintoma de algum transtorno psiquiátrico, procure atendimento para uma avaliação individualizada e completa.

* Usar a cama apenas para dormir. Não usá-la para estudar, comer ou assistir tv por exemplo.

* Evitar na alimentação substâncias estimulantes pelo menos 4h antes do horário de dormir (café, açúcar, refrigerante, chimarrão, alguns tipos de chá, etc.);

* Prática de atividade física no fim do dia pode comprometer o sono, o melhor horário para realizar atividades é no período da manhã;

* Evitar luminosidade de dispositivos eletrônicos como tv, celular, computador, tablet, etc.;

* Um banho quente e um ambiente silencioso e calmo ajudam a relaxar.

A insônia pode ser um sintoma de algum transtorno psiquiátrico, procure atendimento para uma avaliação individualizada e completa.