MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

Nem sempre na psiquiatria é necessário fazer uso de medicamentos, mas quando é preciso é comum surgirem dúvidas e medo sobre o impacto das medicações no organismo.
Informações erradas e desconhecimento sobre o funcionamento dos remédios acabam atrapalhando e atrasando o tratamento, tornando o quadro mais difícil de ser manejado.

⠀⠀Dúvidas comuns que surgem:

⠀⠀⠀⠀  Medicamento psiquiátrico vicia ?
• Existem várias classes de remédios usados na psiquiatria que agem de diferentes formas. A maioria das medicações usadas, como antidepressivos e antipsicóticos NÃO causam dependência.

⠀⠀⠀⠀  Vou ter que tomar remédio para o resto da vida?
• Depende de cada patologia! Em alguns casos o uso de medicamento é por período determinado, sendo feita a redução e descontinuação do remédio após certo tempo. Nos casos que o transtorno tem um curso mais crônico é necessário uso de medicamento por um tempo mais longo.

⠀⠀⠀⠀ Tem muitos efeitos colaterais?
• Existem inúmeras opções de psicofármacos, cada um com um perfil específico. Assim como a resposta de cada indivíduo é diferente com cada medicação. Existem sim efeitos colaterais, assim como qualquer remédio, mas podem ser resolvidos com ajuste de dose ou troca de remédio.

⠀⠀⠀⠀ Já usei remédio uma vez e não fez nenhuma diferença
• A medicação leva um tempo para iniciar seu efeito, e deve ser usada em uma dose e por um período específico para ser terapêutico. Isso varia para cada medicação.

⠀⠀⠀⠀ Gestantes e crianças podem usar?
• Se for o caso de realmente necessitar, existem medicações que são aprovados e seguras para uso nesses períodos.
⠀⠀

⠀⠀Não comprometa sua saúde por falta de informação, procure um profissional que pode ajudar a esclarecer.