COMO É A PRIMEIRA CONSULTA COM PSIQUIATRA?
Ir pela primeira vez a um psiquiatra deixa muitas pessoas com medo e apreensivas, sendo comum ouvir frases como “Nunca imaginei precisar de um psiquiatra” ou “psiquiatra só vai passar remédios e dopar”.
A psiquiatria é uma especialidade médica, a primeira consulta tem muitos pontos em comum com qualquer outra especialidade.
Será realizada a ANAMNESE, que nada mais é que a coleta de informações sobre a história clínica e pessoal do paciente, analisando hábitos, relacionamentos, família, ambiente profissional, atividades de lazer, rotina, etc.
O EXAME DO ESTADO MENTAL acontece desde o momento em que o paciente entra no consultório, por meio da observação cuidadosa de diversos aspectos do comportamento que refletem seu estado psíquico como o humor, discurso, atenção, pensamento, conduta, etc.
O EXAME FÍSICO, em alguns casos, também ajuda a fornecer importantes informações sobre os sintomas relatados, auxiliando no diagnóstico diferencial e na exclusão de causas orgânicas. Assim como EXAMES COMPLEMENTARES (exame de sangue, tomografia, eletroencefalograma, etc.) podem ser eventualmente necessários para ajudar na avaliação.
A grande maioria dos transtornos psiquiátricos não é diagnosticável através de exames de imagem ou de sangue, por isso a importância de um exame psíquico e anamnese detalhada!
A consulta com psiquiatra costuma ter duração mais longa para que seja possível obter todas as informações necessárias para elaboração de uma hipótese diagnóstica e então o correto manejo seja seguido.
Muitas vezes mais de uma consulta é necessária para que esse processo seja concluído.
Conforme a hipótese diagnóstica o tratamento pode ser realizado através de:
- Mudança de hábitos e estilo de vida
- Medicamentos
- Psicoterapia
- Associação de tratamentos
Não tenha VERGONHA nem MEDO de procurar ajuda!
O psiquiatra é um profissional capacitado capaz de te ajudar a ter uma vida mais SAUDÁVEL, física e mentalmente!